Conselhos: Superando o ciúme
O ciúme é uma emoção normal sentida por muitas pessoas em relacionamentos, mas é importante não deixá-lo sair do controle. Nossas dicas vão ajudar você a gerenciar o ciúme e a trabalhar no sentido de ter uma relação mais saudável, mais feliz.
Melhore a sua auto-estima independentemente de seu parceiro. Tente passar o tempo fazendo algo que você gosta e que faz você se sentir bem consigo mesmo. Pode ser qualquer coisa desde uma aula de cerâmica ou exercício. O importante aqui é se ocupar com o que gosta independente do seu amor.
Reconheça seus pontos positivos. Faça uma lista de todas as suas qualidades e pontos positivos que irá te lembrar porque o seu parceiro te ama quando você tem momentos de insegurança ou fraqueza. Se você está tendo dificuldade em fazer isso por si mesmo/a, você pode pedir ao seu parceiro/a para contribuir pontos também.
Assuma a responsabilidade por seu ciúme. Se o seu ciúme vem de suas próprias inseguranças, em vez de ações do seu parceiro/a, tente reconhecer e aceitar isso, e isto poderia ajudá-lo a superar as emoções negativas.
Mudar sua atitude. Tente reconhecer que os casais saudáveis têm interesses diferentes. Tente não ficar com ciúmes se o seu parceiro decide passar uma noite com os amigos, em vez de você, faça seus próprios planos e assim vão curtir ainda mais quando estiverem de volta juntos.
Crie equilíbrio. Se a sua vida social gira em torno de seu parceiro, é inevitável você sentir ciúmes quando ele ou ela quiser fazer suas próprias coisas. Através do desenvolvimento de seus próprios interesses, e de fazer suas amizades e conquistando alguma independência é que se pode tirar um pouco da pressão em cima do seu relacionamento.
Aprenda com o comportamento passado. Se o ciúme tem causado problemas em seus relacionamentos anteriores, tente reconhecer e utilizar a experiência passada para ajudar você a fazer mudanças positivas em seu relacionamento atual. Ninguém quer cometer os mesmos erros duas vezes.
Compartilhe seus sentimentos. Tente fazer o seu parceiro um aliado não um inimigo na luta contra seusciúmes. Esteja aberto/a quando você está se sentindo ciúmes e pedir apoio do seu parceiro/a. Explique que você sabe que os sentimentos podem não ser racionais, mas que um pouco de tranqüilidade com eles pode ajudá-lo a deixar ir e seguir em frente.